Renan Schlickmann: Análise e reflexões do atual momento do futebol do Avaí

16.11.2023

Renan Schlickmann: Análise e reflexões do atual momento do futebol do Avaí

Faltando apenas cumprir tabela nos dois jogos restantes na Série B, o Avaí vai terminando o ano do seu Centenário de forma melancólica. O Leão da Ilha acumulou revés em todos os campeonatos que disputou em 2023. Contra fatos não há argumentos.

::: Avaí tem mais dois jogos para fechar o ano do centenário; veja

A coletiva do técnico Barroca pós-jogo diante do CRB me preocupa muito. Ele afirmou que “viu muita melhora desde que retornou ao Avaí em menos de 1 ano“. Disse que “viu crescimento institucional, investimento em tecnologia, em material humano, infraestrutura no clube“. Além disso, afirmou que “as coisas estão sendo construídas de forma correta, coerente“.

Olha, de fato muitas coisas internamente podem ter melhorado, porém dentro de campo, absolutamente NADA do que o Barroca exaltou resultou em vitórias dentro das quatro linhas. Oscilar em um campeonato, tudo bem, faz parte. Ninguém aqui está dizendo que precisa ganhar tudo, como bem falou o Barroca, apontando para a torcida avaiana, nesta mesma coletiva. Mas a torcida não é cega em ver que no quesito futebol o Avaí vive momentos tenebrosos.

Desculpas e mais desculpas…

O Jean Lucas, por exemplo, eu pensei em tirar com 15 minutos do 1º tempo. Jogador que está vindo num acumulado, jogador extremamente importante na nossa equipe, e o jogo ele não tinha condição nenhuma de jogar esse tipo de jogo, campo encharcado, tiveram outros jogadores que realmente não tiveram rendimento porque não teve futebol no 1º tempo“, palavras do técnico Eduardo Barroca pós-jogo contra o Concórdia.

::: Leia mais notícias sobre o Avaí

Bom, vamos lá. Ele afirma que o Jean Lucas não tinha condições de atuar naquele campo por conta do acumulado de jogos? Meu querido, o time principal do Avaí jogou 6 jogos pela Série B em 34 dias! Repito: 6 jogos em 34 dias! Os jogadores do Avaí tem canela de vidro? Veja o Fluminense, entre outros clubes que disputam outros campeonatos simultaneamente, jogando quarta e domingo, quarta e domingo, e não se vê esse tipo de comentário. Por favor, né Barroca, menos!

Se fossem ao menos coerentes, como o Barroca diz que estão sendo, teriam colocado força máxima para atuar no jogo de ida na Ressacada. Não era certeza de vitória, mas com certeza a tendência é que não teríamos que reverter esse quadro de ter que vencer o Concórdia com aquele campo naquelas condições. Ou seja, a torcida e a imprensa, quase unânimes, comentavam em força máxima no jogo de ida, mas a diretoria e comissão técnica definiram em manter as suas convicções. Deu no que deu!

::: Avaí recebe recurso milionário da Liga Forte União

Limpeza no elenco

O Avaí tem cerca de 40 jogadores no elenco, entre base e profissional. Vou listar os que permaneceriam e sairiam, na minha opinião:

PERMANECERIA:

Goleiros: Igor Bohn, Douglas, Otávio e João Victor;

Zagueiros: Douglas Bacelar (analisar DM) e Jonathan Costa;

Volantes: Eduardo e Gava;

Meias: Jean Lucas e Andrey;

Atacantes: Pottker, Poveda, Felipinho, Modesto;

SAIRIRAM:

Goleiros: Ygor Vinhas e Alexasander;

Zagueiros: Alan Costa, Didi, Roberto e Rafael Foster;

Laterais: Cortez, Thales Oleques, Igor Inocêncio, Natanael e Thiago Rosa;

Volantes: Wellington, Fellipe Bastos e Xavier;

Meias: Jean Cleber, Giovanni, Edinho e Gazão;

Atacantes: Júlio Cesar, Jael, Waguininho, Denilson Goulart e Leandro Carvalho;

JOGADORES DA BASE: João Victor, Camargo, Kazu e Igor Dutra

Observação: Analisaria o zagueiro Douglas Bacelar em relação ao DM. Isso porque os casos de lesão dele preocupam. Quem sabe uma boa pré-temporada o ajude. De resto, tchau e bença!

Sobre saídas e permanências, é lógico que as coisas não são tão simples, até porque muitos tem contrato. Ou seja, o diretor de futebol, Eduardo Freeland, terá muito trabalho pela frente. Oremos!

Ah, para finalizar, não permaneceria com Barroca. Olha que eu gosto de sequência de trabalho, mas não consigo aceitar as escolhas e “coerências” do “Mister”.

Fotos: Leandro Boeira/Avaí FC

Renan Schlickmann

Por

Renan Schlickmann


Renan Schlickmann é jornalista, ex-produtor, repórter e apresentador da Rádio Guarujá, ex-repórter da Rádio Regional e SCC SBT. Torcedor avaiano, irá trazer notícias, comentários, entrevistas e muita interação com a nação avaiana.

Deixe seu comentário

4 respostas para “Renan Schlickmann: Análise e reflexões do atual momento do futebol do Avaí”

  1. André Luiz de Jesus Bernardo disse:

    Ótima análise. Concordo quase que inteiramente com a lista de dispensas..talvez ficaria com o Natanael, pois não é fácil encontrar laterais. No mais, é isso aí mesmo..precisamos de renovação, com um time jovem, rápido e intenso! E tb não ficaria com o Barroca.

  2. Luiz Henrique Haertel Haertel disse:

    Técnico tem que jogar para frente que não permita que o time quando está ganhando coloca o time na defesa o Avaí até agora só arrumou técnico que tenta segurar o resultado o Avaí é grande diretoria pense nisso para o ano que vem pois esse ano foi só dor de cabeça para nós torcedores

  3. Phelippe José da Silva disse:

    Menos…menos…Sr. Barroca…Levou a série B, quase toda com Cortez de lateral-esquerdo não jogando nada, principalmente no quesito defender a area. Não combatia e cometia o erro de sair driblando da zaga perdendo a bola para os atacantes adversários. O Barroca é muito fraco, não sabe fazer a leitura correta da partida e muito retranqueiro. O treinador Barroca, o Presidente, a diretoria e os atletas avaianos, bem, que poderiam dar de presente seus salários para o goleiro Igor Bohm pelas difíceis defesas feitas na série B e não deixar a Nação Avaiana cair para a série C, do Brasileiro de 2024.

  4. carlos paulo de souza disse:

    Na minha opinião Natanael, pelo espírito de luta, e Alan Costa também deveriam ficar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies