Dr. Funchal: cuidado com nossas articulações

06.03.2021

Dr. Funchal: cuidado com nossas articulações

cuidado com nossas articulações

Neste texto vamos abordar algumas dicas para o cuidado de nossas articulações. As dicas sempre para todas elas, das menores (mãos e pés) às maiores (coluna, joelho e quadril). O que é importante fazermos para manter as articulações saudáveis e principalmente sem dor?

Dicas simples:

  1. Manter o peso dentro de limites ideais. No máximo 10% acima do ideal. Logicamente manter o peso sempre é o melhor, mas é aceitável um pequeno sobrepeso, principalmente quanto mais velhos ficarmos. Mas lembre-se, isso não é desculpa para excessos. Uma composição corporal ideal ou próximo dela, é o melhor!
  2. Fazer exercícios resistidos (musculação) para manter o tônus muscular. Super importante estarmos com a musculatura exercitada, e sempre acostumada a trabalhos físicos. Lembre-se se você tem a musculatura fortalecida, suas articulações e ossos estão protegidos.
  3. Alongamento muscular. Isso também é muito importante. Ter a musculatura alongada e flexível, evita o estresse sobre as juntas. O hábito do alongamento deve ser cultivado, relaxa a musculatura e ativa a circulação.
  4. Nunca faça exercícios em jejum ou desidratado. Aliás, pelo contrário, habitue-se a fazer refeições leves e boa hidratação pré-atividade. Dá mais disposição e segurança para mal súbitos. Existem algumas “lendas urbanas” que faz bem se exercitar em jejum. Mito! E mito, perigoso! Isso pode causar hipoglicemia súbita e mal estar. Não emagrece mais. Outro mito. E expõe o indivíduo a um risco desnecessário.
  5. Evite exercícios nos extremos térmicos, excesso de calor ou frio. Logicamente, em períodos diferentes do ano, encontramos temperaturas variadas. Nestes casos tente adequar-se à temperatura com vestimentas corretas. O corpo precisa respirar e fazer trocas térmicas. Nunca impeça o suor ou a troca de calor. Uso de plástico ou outros materiais para “aumentar” o calor e desidratação, são super perigosos. Use roupas adequadas para prática esportiva.
  6. Febre e resfriados. São duas situações comuns de mal estado geral e são incompatíveis com a prática de exercícios. Você não deve práticar exercícios na vigência de doenças, principalmente quando estão manifestando febre, cansaço, falta de ar e tontura, além de qualquer desconforto gastrointestinal. Melhore os sintomas, com descanso, hidratação e boa dieta, como uso de medicamentos (se e quando) necessários. E só depois retorne aos exercícios.
  7. Por último. Uma super dica para preservar suas articulações é fazer exercícios leves a moderados de forma regular. A atividade extemporânea é maléfica, a regularidade é uma das melhores técnicas de manter a forma física adequada e saudável, sem desconforto ou sacrifícios.

Bons treinos a todos e boas articulações! Bem cuidadas!

Leia também

Dr Funchal: Trauma na cabeça – a concussão ou contusão cerebral

[Vídeo] Dr. Funchal: saiba mais sobre lesão do ligamento cruzado anterior

Foto: D-Keine. Istockphoto

Marcou no Esporte

Por

Marcou no Esporte


Site de notícias sobre o esporte catarinense. Saúde e bem-estar também estão em pauta.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies