Veleiros da Ilha contrata Xandi Paradeda, um dos melhores técnico de vela do mundo

08.01.2022

Veleiros da Ilha contrata Xandi Paradeda, um dos melhores técnico de vela do mundo

Xandi Paradeda é o novo coordenador de vela do Iate Clube de Santa Catarina. Técnico do atual campeão de Optimist, o brasileiro Alex Kuhl, Xandi traz muita experiência na bagagem para comandar as classes Optimist, Snipe, Laser e 29er do Veleiros da Ilha.

Como treinador, além de formar o único brasileiro campeão mundial de Optimist em 2021, Xandi tem duas passagens olímpicas, 2008, em Pequim, com o velejador André Fonseca (49er), e em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, com o atleta Jorge Zarif (Finn).

Conhecido por sua experiência em diversas classes, Xandi coleciona muitos títulos como atleta. Entre eles o de Campeão Mundial de Snipe, em 2001, duas medalhas em pan-americanos, ouro em no Rio (2007) e prata em Winnipeg, Canadá (1999), além de inúmeras conquistas nacionais e internacionais em classes de Vela de Oceano e Monotipos.

Após passar um período de adaptação em Florianópolis, onde pode avaliar diversos pontos técnicos, o treinador já se encontra em Recife (PE) para acompanhar os velejadores do Veleiros da Ilha no Campeonato Brasileiro de Optimist.

“O Iate Clube de Santa Catarina está muito bem estruturado e com uma Comodoria com vontade e apoiando muito a vela. Temos ótimos profissionais e condições para trabalhar. Com certeza será um grande desafio, mas com ótimas perspectivas”, avalia Xandi.

Para Xandi, são dois o desafios iniciais: aumentar o número de velejadores na Escola de Vela e focar no desempenho das equipes de rendimento.

“A vela de base é fundamental para formarmos novos atletas. Por isso a Escola é tão importante. O Iate Clube de Santa Catarina sempre foi referência na formação de atletas e espero que a gente consiga dar continuidade e ampliar esse trabalho’, completa.

Além do Campeonato Brasileiro de Optimist, que começa no dia 9 de janeiro, Xandi tem outros três compromissos com as equipes de Vela do Veleiros da Ilha no mês de janeiro, todos em Pernambuco.

De 6 a 9 ocorre a Copa Brasil de Estreantes, de 9 a 17 o Brasileiro de OP, depois, de 16 a 23 tem o Campeonato Brasileiro de 29er, enquanto entre 22 e 30 encerra-se o calendário com a Copa da Juventude.

Marcou no Esporte

Por

Marcou no Esporte


Site de notícias sobre o esporte catarinense. Saúde e bem-estar também estão em pauta.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies