Vandrei Bion: 98 anos de história / Arquibancada Avaiana

01.09.2021

Vandrei Bion: 98 anos de história / Arquibancada Avaiana

Um grande símbolo da cidade completa 98 anos nesta quarta-feira. Fundado no Bairro Pedra Grande, hoje Agronômica, o Avaí Futebol Clube nasceu e segue na Ilha de Santa Catarina. Leva consigo uma história de conquistas, desde os tempos e laços com o Clube de Remo Riachuelo. Outrora time da elite, o Avaí está hoje em camadas mais populares, nos morros e favelas da região. Sua popularização ganhou força nas últimas décadas, chegando à condição de time de maior torcida de Santa Catarina.

Identidade

O Avaí tem uma identificação muito forte com a cidade. Tem o avaiano empresário, o médico, o advogado. Tem o pescador, o comerciante, o morador do Maciço. Tem aquele que lá no interior de Santa Catarina guarda uma camisa ou uma lembrança azul e branca. Em suma, o Leão da Ilha está no coração do povo Catarinense que viu, em 2009, a melhor campanha do Estado na elite do futebol brasileiro, um sexto lugar sem deixar margem, que não sai da memória.

Era de ouro

De 1923 a 1983, portanto, por 60 anos, o Avaí jogou no velho e saudoso Adolfo Konder. No acanhado campo da rua Bocaiúva, no Centro, o time obteve muitas conquistas, principalmente nas esferas estadual e municipal. Essa fase romântica segue no coração do florianopolitano que não esquece os primórdios da bola. E muito mais a Nação Avaiana que viveu, com afinco, aquela era de ouro. Era de ir ao jogo como forma de lazer, de encontro entre amigos, de pouca coisa pra se fazer na provinciana Ilha de Santa Catarina.

Era Ressacada

Depois veio a Ressacada e o crescimento. Um estádio moderno e bem localizado que trouxe também muitas conquistas. O Avaí sagrou-se nela campeão estadual por várias vezes, campeão brasileiro da Série C e voltou à elite do futebol nacional depois de 3 décadas. No mais, é no Bairro Carianos, no Sul da Ilha, que há quase 38 anos é escrita a outra parte brilhante da história do Avaí Futebol Clube. Entre choros de alegria e tristeza, o importante são as emoções vividas. E segue a trajetória do Leão da Ilha, rumo ao centenário.

Clique e leia mais no Arquibancada Avaiana

Vandrei Bion

Por

Vandrei Bion


Jornalista profissional com 21 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela Unisul e Pós-graduado em Jornalismo pela UFSC, tem passagem por vários veículos de imprensa de Florianópolis, entre eles: Rádio CBN Diário, Rádio Guarujá, Jornal O ESTADO, SBT e REDE TV. Atua na área de assessoria de comunicação há 15 anos.

Deixe seu comentário

2 respostas para “Vandrei Bion: 98 anos de história / Arquibancada Avaiana”

  1. Nesi Brina Furlani disse:

    Bela
    Homenagem para nosso time querido. 98 anos é muita alegria para festejar.

  2. Francisco disse:

    Parabéns pra nós amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies