Renan Schlickmann: Opinião e a realidade do futebol do Avaí

25.03.2024

Renan Schlickmann: Opinião e a realidade do futebol do Avaí

Após a eliminação no Estadual para o Brusque, o diretor de futebol, Eduardo Freeland, afirmou que “o trabalho está sendo bem feito até aqui“. O marasmo e a comodidade dessas coletivas, tanto pelo Freeland, quanto pelo Barroca, mostram que dias piores virão. Tivemos mais um fracasso dentro de campo. Além de perdermos a chance de disputar uma final e buscar de vez a hegemonia em Santa Catarina, perdemos novamente uma vaga na Copa do Brasil. Vamos ter que recorrer a Copa SC, em meio a Série B, para almejarmos uma possível vaga na competição nacional. Um time que sofreu 22 gols em 15 jogos numa competição de nível baixíssimo, não pode ser normalizado. O atual comandante azurra afirmou que sua equipe estaria pronto para a fase final do Estadual. Não foi o que se viu. Sofremos 4 gols e 2 jogos no mata mata diante do Brusque. Aliás, adversário esse que somos fregueses. Nos últimos 9 jogos, foram 4 derrotas e 5 empates. E parece que está tudo bem. Estamos nos acostumando com essa realidade, essa que é a verdade. Não somos mais respeitados por ninguém. Foi assim nas eliminações precoces na Copa do Brasil dos últimos anos: Ceilândia e Retrô. Um clube Centenário como o Avaí não pode se conformar com esse desastre dentro das quatro linhas.

Qual vai ser a perspectiva que nós, torcedores avaianos, vamos ter da Série B que vem por aí com o mesmo comando técnico? O que o Senhor Eduardo Barroca conquistou até o momento no Avaí? Tirou o time do rebaixamento na Série B do ano passado? Bom, teve seus méritos. Mas tivemos que contratar um time praticamente do zero, no meio da competição, gastando horrores, para fugir do descenso. Era obrigação por tudo que foi investido na reta final da Série B. Mas os mesmos problemas do time do Barroca da temporada passada, e da sua primeira passagem, continua: o sistema defensivo. Ele não consegue, de forma alguma, equilibrar sua equipe. Barroca insiste com o mesmo modelo de jogo. Sempre atuando com três no meio-campo, e com três atacantes. Barroca não tem outras alternativas. Não muda o estilo de jogo, morre com a sua convicção, e morre com resultados negativos. É resultado negativo em cima de resultado negativo. Faz uma partida ‘fora da curva’, como foi na goleada sobre o JEC por 4 a 0, e parece que ganha uma sobrevida no comando avaiano. Enquanto isso o torcedor sofre, tomando porrada em cima de porrada, e está tudo bem, pois “o trabalho está sendo bem feito“.

O Avaí da Série B de 2023, sofreu 48 gols. Sabe o que a diretoria fez? Manteve praticamente todo o sistema defensivo para 2024. Thales Oleques, Natanael, Roberto, Alan Costa, Douglas Bacelar. Citando esses cinco, já mostra que o caminho começou totalmente errado. Freeland e Barroca são os responsáveis pela montagem do elenco desta temporada e precisam ser cobrados. Se o time de 2023 sofreu 48 gols em 38 jogos na Série B, vocês imaginam o time de 2024, que já sofreu 22 gols em 15 jogos. Isso no fraco Campeonato Catarinense. Ou a diretoria muda a rota, ou o torcedor avaiano vai ter mais uma Série B com muito sofrimento.

Fora de campo

Sei muito bem que a diretoria executiva vem trabalhando forte fora de campo para equalizar as dívidas. Sei muito bem também que a diretoria está buscando reformular o clube, dando mais conforto e opções para os seus associados. Sei muito bem que o clube está em fase de reestruturação, como sempre ouvimos nas falas do diretor executivo, Lucas Pedrozo. Mas em termos de futebol, futebol, já que o Avaí é FUTEBOL clube, o trabalho não está sendo bem executado. Não tenho os números, mas sei que o clube gastou muito dinheiro em contratações de jogadores e comissões técnicas nesses últimos anos. Muito do que foi gasto, deve-se ao dinheiro da Liga Forte Futebol que ‘salvou’, pelo menos por enquanto, o financeiro do clube. Só que uma hora esse dinheiro acaba e a conta chega. Essa é minha preocupação. A previsão é gastar cerca de R$ 40 milhões com o futebol profissional em 2024, custo quase equivalente ao gasto de uma equipe de Série A. Imagina se não acessarmos à Serie A em 2024? Vocês imaginam o rombo que teremos? Por isso que a minha preocupação é grande. Não podemos mais errar. Já erramos demais! Temos aí mais de 20 dias até a estreia na Série B. Vão continuar persistindo no erro? A hora de mudar é AGORA! A conta vem…

Foto: Leandro Boeira/Avaí F. C.

Renan Schlickmann

Por

Renan Schlickmann


Renan Schlickmann é jornalista, ex-produtor, repórter e apresentador da Rádio Guarujá, ex-repórter da Rádio Regional e SCC SBT. Torcedor avaiano, irá trazer notícias, comentários, entrevistas e muita interação com a nação avaiana.

Deixe seu comentário

23 respostas para “Renan Schlickmann: Opinião e a realidade do futebol do Avaí”

  1. Marcelo de Souza Padilha disse:

    esse presidente Julio, não ganhou nada até agora, homem incompetente e pé frio. alou senhores conselheiros tá na hora de vcs se reunirem e tomar uma seria providência.Fora Julio.

    • Luiz Henrique Haertel disse:

      barroca no comando e diretoria fracassada é para jogar o Avaí não lama aliás já está pois não ganhou nada em 2023 e nesse ano também não acham que está bom o Avaí tem um elenco razoável se trocar o técnico as coisas mudam

    • Luiz Carlos Flores disse:

      Bom dia.
      Vô foi muito feliz no seu comentário. Eu sou sócio do setor A, a maioria que eu converso tem o mesma opinião que você .Espero que esse comentário chegue até ao presidente Júlio pra que tome providências sobre o que está acontecendo, se continuar assim vamos brigar de novo pra não cair pra série C

  2. Valmir Humberto Piacentini disse:

    Com Joceli e Evando o Avaí contratava bem. O que faz o Marquinhos? Claro que quer o melhor para seu clube do coração. Mas Zico e Júnior mostraram que ídolos não devem ser diretores de seus clubes. No fim vai sobrar pro excelente boa praça Marquinhos, que acredita em todos os empresários de jogadores.

  3. Mário Machado Rosa Júnior disse:

    Para que conselho deliberativo? Acho que está na hora desses caras começarem a se mexer, se é que são avaianos de verdade. E o Presidente Júlio ou da uma porrada na mesa é manda Freeland e Barroca embora ou vai levar o Avai para Série C.

  4. Aloisio Luiz disse:

    Não adianta nada o torcedor pedi providências para esse CONSELHO DECORATIVO,porque é isso mesmo que é,DECORATIVO,não fazem nada com entre presidente que está levando Avaí pra série C não ganhou absolutamente nada,tirou do time tudo que foi conquistado,copa do Brasil etc e ninguém diz nada,não é atoa que sócio eu não sou mais porque premiar incompetência não é comigo.

  5. Marcio disse:

    enquanto o julio continuar no comando, vai permanecer essa confraria de aproveitadores, enchendo o bolso. Dane-se o Clube, nem Avaianos são.

  6. Murilo disse:

    Perfeita sua análise, Renan!!!

  7. Jones disse:

    Júlio tu és um incompetente, renúncia logo esse cargo antes que tu consiga colocar o Avaí na série C. É uma vergonha o quê esse presidente vem fazendo com o Avaí, é fracasso atrás de fracasso, e ainda eles tem coragem de vir na imprensa e dizer que está tudo certo. Não dá mais de aceitar essa gente comandando o Avaí! Fora Júlio e Cia, a pior diretoria da história do clube!

  8. evandro disse:

    acho que só com uma debandada dos sócios, deixando o Avaí quase sem sócios para dar uma sacudida neste conselho, pois iria cair como uma luva, a gestão com menor números de sócios,.demostrando a insatisfação da torcida.

  9. Edenilson disse:

    Verdade aprendeu direitinho com o antigo presidente, só esquece que o antigo pelo menos ganha títulos e acesso a série A e mesmo assim a torcida não o reelegeu, imagina @julio_azzura que não ganha nada e se acha maior que o patrimônio do clube que e a torcida.

  10. João Roberto de Sousa Filho disse:

    Eu era sócio desde 1996, setor A, e resolvi ajudar o futebol do Avaí, assim que colocaram o Marquinhos sem competência alguma, como dirigente, deixando de ser sócio. O tempo provou que eu estava certo. Deixei registrado que quando o despedirem, retorno. Ser um bom jogador nunca significou ser um bom dirigente.

  11. João Roberto disse:

    Eu era sócio desde 1996, setor A, e resolvi ajudar o futebol do Avaí, assim que colocaram o Marquinhos sem competência alguma, como dirigente, deixando de ser sócio. O tempo provou que eu estava certo. Deixei registrado que quando o despedirem, retorno. Ser um bom jogador nunca significou ser um bom dirigente.

  12. Joceli dos santos disse:

    do meio pra traz o Avaí é muito carente. barroca ainda fala q a lesão de Pedro castro não teve interferência na queda do timo. todo torcedor viu isso só o barroca não.

  13. Luiz Carlos Pires disse:

    O erro não está no Barroca, é sim nesta diretoria incompetente.

  14. Fernando disse:

    time covarde, sem motivação esse não é o AVAÍ que conhecemos que não desistia nunca esses jogadores que estão agora não merecem vestir essa camisa e particularmente o treinador e fraco.eu não sei o que a diretoria quer com um treinador desse e com um time tão ruim.

  15. Aderson Daussen disse:

    Tem mais algum estado da federação ou só SC que nenhum time da capital disputará o título? Tá feia a coisa

  16. Vânio Ernesto Nunes disse:

    E agora , o que falar ? Ontem foi mais uma decepção , diretoria mantendo uma postura arrogante , até quando eles vão entender que pra se formar time tem que ter resultados dentro do campo e , de que a receita provém também neste sentido ? O discurso é de que se está no caminho certo , projeto vitorioso , um diretor de futebol comentando com a maior naturalidade teórica , Barroca citando as questões de campo teóricas , desenho tático, evolução da equipe , temos nosso ídolo Marquinhos resumido a animador de auditório e uma torcida avaiana de apoio, porém ainda extasiada com o Créu do clássico e a goleada sobre Joinville. Muito pouco , diretoria, time , torcida , tudo voando nas nuvens . A mesa sendo mais importante que a grama , o sapato mais do que a chuteira , o terno mais do que o uniforme do clube . O discurso soando mais alto que a atitude . As palavras bonitas , sempre revisadas e de igual sentindo , ofuscando e eliminando os erros , as verdades , a prática e os resultados. Enquanto isso , a receita da copa do Brasil, o título do catarinense neste ano se foram , três anos se passaram e agora continuamos no caminho certo do acesso a série A . Porém do outro lado , o Brusque do sem campo , sem estádio , sem CT , sem torcida , mas com a razão acima de tudo , planejamento e execução de profissionais voltados a prática e aprendizado constante . Sem CEO , BEO , TEO , DEO . Que triste realidade .

  17. Marcelo disse:

    essa diretoria mudou até o pessoal que trabalha nos bares tiraram o pessoal que estava lá a vários anos fazendo um bom trabalho agora uma empresa do figuerenC assumiu e quem atende o torcedor torce contra o avai uma piada

  18. Rodrigo disse:

    A diretoria do Avaí é reflexo de sua torcida, desorganizada e morosa, me incluo nessa crítica, não faremos absolutamente nada para mudar esse cenário, triste.

  19. José disse:

    esse ano a série B não vai ser fácil para ninguém e menos ainda para o.Avai que pelo andar da carruagem.ja está com 50% com o pé na Série C em 2025 pois com ctza os 6 ptos contra o Bruscao já começam.a contar na tabela . Já acabou o tempo dis times da capital sempre querer serem os melhores e se cuidem.tb daqui para a frente que uma nova potência do interior está surgindo que é o.BARRA de Balneário Camboriú. Futuro dos times da capital Avai série C e o Figueirense série D em 2025.

  20. Emerson disse:

    Excelente, educado e técnico nas informações , parabéns 👏🏽👏🏽. Sempre bem informado por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies