Renan Schlickmann: Bastidores da reunião do Conselho Deliberativo

20.06.2023

Renan Schlickmann: Bastidores da reunião do Conselho Deliberativo

Participei na noite desta segunda-feira (19) da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo no refeitório do estádio da Ressacada. Por unanimidade, foi aprovada a incorporação da Associação Esportiva Kindermann pelo Avaí Futebol Clube. Aliás, aproveitar para parabenizar o presidente do Kindermann, Edison Roberto de Souza, pelo belíssimo trabalho realizado neste período. Depois de muita luta, as meninas permaneceram mais um ano na elite do futebol brasileiro.

Mas o foco principal da reunião, que contou com a presença numerosa dos conselheiros e sócios do clube, além da torcida organizada Mancha Azul e Avaixonadas, foi a pauta referente a convocação de Presidente da Diretoria Executiva do Avaí Futebol Clube para esclarecimentos referente ao momento que vive o futebol do Leão da Ilha.

Resumidamente, houve uma cobrança forte e ríspida por parte de alguns conselheiros ao mandatário do clube, Julio Heerdt, que esteve presente ao lado do novo diretor executivo de futebol, Eduardo Freeland , e do diretor executivo Lucas Pedroso.

Tópicos levantados pelos conselheiros e sócios ao presidente Julio:

  • Finanças do clube;
  • Montagem do elenco;
  • Troca contínua no departamento de futebol;
  • Uso da tecnologia;
  • Transparência;
  • Proximidade com o torcedor;
  • Jogadores no departamento médico;
  • Demissões de colaboradores identificados com o clube;
  • Entre outros.

Como coloquei acima, houveram cobranças ríspidas de alguns conselheiros, o que fez com que o presidente Julio tenha sido frio e rápido nas “respostas”, já que se sentiu incomodado com a forma que foi abordado. Aliás, também acho que faltou um pouco de respeito em algumas manifestações contra o presidente.

Alguns questionamentos pediam pelo menos um pedido de desculpas do presidente ao torcedor pelos últimos resultados que o Avaí vem sofrendo dentro das quatro linhas. E sobre isso, na opinião deste que vos escreve, faltou um pouco de humildade do presidente Julio. Principalmente em reconhecer que errou, e errou muito no futebol do Leão da Ilha. Ele tem que ser cobrado!

Outro ponto que me incomodou muito na fala do presidente, foi a questão política. Ele simplesmente acha que o conselho deliberativo está fazendo jogo político para “derrubá-lo”. É lógico que existem grupos políticos, isso existe em todos os segmentos. E vejo como forma salutar. Agora, achar que muitas das críticas que a diretoria executiva vem sofrendo é simplesmente por questão política, que me desculpe. Não apoiei a chapa do Julio, porém sempre me coloquei à disposição e sempre demonstrei meu apoio nos corredores do estádio da Ressacada em dias de jogos, mesmo no momento adverso. Ou seja, não é porque estamos insatisfeitos e que não concordamos com muitas das decisões feitas nesse período, principalmente no futebol, que temos intenção política. Até porque a única razão de estarmos ali, como conselheiros e sócios, é o Avaí Futebol Clube. Um conselheiro foi muito feliz quando falou que viver cercado de pessoas que dizem “amém” a tudo, nem sempre é positivo. Muito pelo contrário, muitas vezes mascara os erros que acabam deixando passar, e no final todos morrem abraçados com a razão. O contraditório é importante e faz bem.

Eduardo Freeland

A presença do novo diretor de futebol foi positiva. Desde que acertou com o Avaí, mostrou-se convicto que o Leão sairá dessa situação e afirmou que o Avaí não cairá para a Série C. Disse que entende todo o sentimento que o torcedor vem sentindo, mas acredita na reação na Série B do Campeonato Brasileiro. Afirmou que nesta terça-feira será anunciado um reforço e possivelmente mais um, e que ambos já atuaram no Avaí. Ele não anunciou, mas trata-se dos atacantes William Pottker e Denilson. Esse último, atuou em 2017 pelo Leão, anotando oito gols em 21 jogos.

Categorias de base

Muito positiva, também, a presença do coordenador da base, Fabiano Pierri, e do coordenador técnico, Betão. Inclusive, houve um questionamento por parte de um sócio-torcedor, afirmando que o Avaí estava perdendo garotos da base para clubes como Flamengo e Grêmio. Pierri e Betão explicaram como é feito todo esse trabalho de base e colocaram-se à disposição para demais esclarecimentos. Basta ir ao clube e procurá-los.

Unidade

Apesar de todo o clima tenso e quente na reunião do conselho, o final dela terminou de uma forma mais “harmoniosa”. Vice-presidente da gestão passada, Amaro Lúcio da Silva, usou a palavra para afirmar ao presidente Julio que, independente da eleição que aconteceu lá atrás, “somos todos Avaí”. Amaro falou em unidade, independente de concordar ou não com algumas decisões da diretoria. O foco agora é unir todos avaianos para que o Avaí saía imediatamente da zona de rebaixamento. E essa deve ser a atmosfera a partir de agora. Que sábado contra o Londrina, uma nova página seja escrita! O Avaí é gigante! O seu torcedor é gigante! Não vamos cair!

Foto: Rogerio Kiefer / Avaí F.C.

Renan Schlickmann

Por

Renan Schlickmann


Renan Schlickmann é jornalista, ex-produtor, repórter e apresentador da Rádio Guarujá, ex-repórter da Rádio Regional e SCC SBT. Torcedor avaiano, irá trazer notícias, comentários, entrevistas e muita interação com a nação avaiana.

Deixe seu comentário

2 respostas para “Renan Schlickmann: Bastidores da reunião do Conselho Deliberativo”

  1. Figueirense disse:

    desejo o pior para voces, elitistas da cidade, que dominam a imprensa e so trm torcida devido a RBS e o folgado do miguel livramento, familia sirotsky e paulo salles (narrador cbn)

    • Dicionário Avaiano disse:

      Cabe explicar, acerca do comentário acima (expresso numa linguagem muito parecida com o português) que o significado da palavra “elite” é:
      “um seleto grupo que é superior em termo de habilidades ou qualidades em relação ao restante”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies