Renan Schlickmann: Lateral Raquelzinha sobre temporada 2024 do Avaí Kindermann: “chegar em todas as competições”

06.02.2024

Renan Schlickmann: Lateral Raquelzinha sobre temporada 2024 do Avaí Kindermann: “chegar em todas as competições”

O Avaí/Kindermann estreia na temporada 2024 na próxima sexta-feira (9), às 20 horas, contra o Fluminense, pela Supercopa Feminina. O jogão será realizado no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. O duelo é eliminatório, ou seja, o vencedor da partida enfrentará Real Brasília ou Cruzeiro na próxima fase. Quem não puder se deslocar ao litoral norte poderá acompanhar o jogo pelo canal SporTV.

Supercopa Feminina

A Supercopa Feminina conta com os 8 clubes mais bem ranqueados do país. O Avaí/Kindermann é um deles:

Contratações e renovações

Para a temporada 2024, o Leão da Ilha, sob a presidência do Edison Roberto de Souza, contratou 11 reforços e renovou com 14 atletas. Uma das jogadoras que renovaram o vínculo com o clube azurra, foi a lateral-direita Raquelzinha, capitã da equipe no último ano. Natural de Redenção, no Ceará, a atleta de 37 anos vai para a sua quarta temporada com a camisa avaiana.

Confira a entrevista com a lateral-direita Raquelzinha:

1- Como está a pré-temporada visando a temporada 2024?

A nossa pré-temporada está sendo de bastante trabalho, graças a Deus. Vamos fechar a terceira semana de muito trabalho. A primeira semana foi visando mais a parte física. Já na segunda e terceira semana vimos uma evolução, tanto física, como taticamente, e o grupo está bem focado e unido para visar um 2024 com grandes conquistas. Queremos, além de participar, estar chegando em todas as competições que o Avaí/Kindermann estiver.

Raquelzinha na pré-temporada. Foto: Artur Canfil

2- Em relação ao grupo de jogadoras que está sendo montado, qual a expectativa, e como está o entrosamento?

A expectativa do entrosamento do grupo são as melhores. Já deu para perceber nesses dias com o trabalho da Carine. Ela procura fazer uma mescla de experiência com juventude, e deu para ver que todas as meninas já compraram a ideia da Carine, o estilo de jogo. Então, vejo que em 2024, teremos grandes conquistas. É uma coisa que frisamos muito no grupo, a união, cada uma correndo pelo mesmo objetivo, então, o entrosamento a cada dia vai fazendo o grupo se conhecer cada vez mais.

3- E a expectativa sobre o confronto contra o Fluminense pela Supercopa? O que sabem da equipe carioca?

A expectativa para enfrentar o Fluminense na Supercopa é a melhor. O grupo está focado, unido, é um objetivo só, trazer a vitória. Assistimos um jogo delas contra o Flamengo, estamos estudando, até porque o Flu contratou novas jogadoras. Mas vamos focar sempre no nosso trabalho. Conhecemos algumas meninas que estão lá, mas vamos visar fazer sempre o nosso melhor. Tenho certeza que a vitória vai vir.

4- Qual meta do Avaí/Kindermann visando a temporada 2024?

A meta do Avaí/Kindermann para 2024 é chegar em todas as competições. Temos um jogo importante sexta-feira. Vamos trabalhar para conseguir a vitória e depois pensar no segundo jogo e assim sucessivamente, não esquecendo do Campeonato Brasileiro, mas estamos visando chegar em todas as competições que disputarmos. Estamos focadas para isso.

5- Quais as metas individuais da Raquelzinha para a temporada 2024?

Acho que tem que ser dentro e fora do campo. Dentro é dando o seu melhor, no dia a dia, para que na hora do jogo consigamos fazer o mesmo. Fora do campo, a mesma coisa, ajudar uma a outra. Acho que o individual é assim: você faz o seu trabalho, mas sempre visando o grupo, sempre procurando ajudar. Quero fazer uma excelente Supercopa. Acho que cada treino, começando pela concentração, ajudando uma a outra. Fazendo o seu trabalho, fazendo o que a Carine está pedindo, o coletivo vai aparecer.

Raquelzinha atuando como capitã na temporada passada com a camisa do Leão da Ilha.
Foto: Arthur Miranda

6- Pensando na Raquelzinha dentro e fora de campo, qual sonho e meta para o futuro?

A gente tem vários. Mas agora em 2024, particularmente chegar a uma final de Supercopa e trabalhar para ser campeã. Campeonato Brasileiro, ainda não fui campeã, então essa é uma meta, um sonho também dentro de campo. Fora de campo foi sempre poder dar o melhor para minha família. Sei que o futebol feminino ainda vem crescendo e evoluindo bastante, mas procuro fazer o melhor para ajudar minha família, meus pais, meus irmãos, dando um suporte melhor para eles. Fora de campo sou muito família e podendo ver eles felizes já é algo que me sinto realizada.

7- Ainda falta muito, mas muito mesmo para o futebol feminino ter a sua valorização que merece. Apesar disso, é fato que o futebol feminino cresceu consideravelmente nos últimos anos. Qual a sua visão atual sobre?

Particularmente ficou muito feliz com o crescimento da modalidade, com a visibilidade que o futebol feminino vem tendo a cada ano. A questão das competições, a cada ano a gente vê que elas se tornam cada vez mais difíceis, mais competitivas. Os clubes valorizando as atletas, isso é muito gratificante. Antes passavam apenas a seleção brasileira no canal aberto. Hoje não, por exemplo, a Supercopa vai passar em canal aberto, isso dá visibilidade e acaba sendo importante para valorização e crescimento do futebol feminino. Fico feliz e espero que a cada ano continue a valorização maior ainda, com os clubes investindo muito mais e a gente tendo nosso espaço cada vez mais no futebol feminino. 

8- Deixe um recado para nação avaiana:

Nação avaiana: Sexta-feira, às 20 horas, em Itajaí, esperamos a presença da torcida para nos apoiar e prestigiar o futebol feminino nessa Supercopa. Estaremos jogando em casa, então espero a torcida e o apoio de todos para acompanhar um espetáculo que será o jogo. Agradeço desde já, um beijão a todos e fiquem com Deus!

Foto: Jonathan Ribeiro/Avaí F.C

Renan Schlickmann

Por

Renan Schlickmann


Renan Schlickmann é jornalista, ex-produtor, repórter e apresentador da Rádio Guarujá, ex-repórter da Rádio Regional e SCC SBT. Torcedor avaiano, irá trazer notícias, comentários, entrevistas e muita interação com a nação avaiana.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies