Mário Medaglia: Data histórica para a imprensa catarinense

22.09.2021

Mário Medaglia: Data histórica para a imprensa catarinense

Dava os primeiros trôpegos passos na profissão, como repórter da Zero Hora, em Porto Alegre, quando fui convidado pelo jornalista e ex-professor da PUC, Nestor Fedrizzi, para integrar a equipe que trabalharia na criação do Jornal de Santa Catarina, primeiro diário estadual e em offset do estado.

Cheguei a Blumenau no começo de junho, a rotativa estava sendo montada e o maquinário de composição não tinha saído dos caixotes. A sede do jornal fora adaptada no prédio de uma antiga fábrica de chapéu, altos da Rua São Paulo. Trabalhei duramente na redação com 12 companheiros trazidos do Rio Grande do Sul, e um pequeno grupo local, responsável pelas tarefas da retaguarda, mais conhecida como a “cozinha” dos jornais.

Aos poucos fomos preparando a edição experimental, chamada de número zero, até poder acompanhar, na boca da máquina, a festejada primeira edição. Era o desfecho de meses de muito trabalho, dia/noite inesquecível, 22 de setembro de 1971, data histórica para a imprensa catarinense. E para mim especialmente, pois completei também por aqui meus 50 anos de profissão, graças à segunda oportunidade que tive em meados de 1972 no jornal O Estado.

A solenidade ao lado da rotativa foi comandada pelo então governador Colombo Salles, que apertou o botão para a rodagem da primeira edição de um jornal estadual catarinense. Uma turma da redação, misturada ao pessoal de outros setores do jornal, superou o cansaço para ajudar nos encartes. Não podia haver atraso.

Exaustos e sujos da tinta de impressão, não tivemos força para acompanhar Fedrizzi, nosso grande parceiro e editor chefe, nas comemorações programadas para um hotel da cidade. (fotos fundos do jornal com Fedrizzi, e partes da redação, capas dos números experimentais, rotativa…
(A Furb TV/Blumenau faz programa especial hoje às 20 horas)

Foto da redação do Jasc em 1971

Clique e leia mais textos de Mário Medaglia

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies