Janniter de Cordes: Para garantir acesso à Série B, Criciúma precisa quebrar tabu

01.11.2021

Janniter de Cordes: Para garantir acesso à Série B, Criciúma precisa quebrar tabu

Tigre nunca subiu fazendo jogo decisivo fora de casa

O empate em 0 a 0 contra o Ituano/SP no domingo (31) faz o Criciúma não depender só de si para garantir o acesso para a Série B do Brasileiro de 2022. O Tigre precisará vencer o Paysandu fora de casa e torcer para que o Botafogo/PB não vença o Ituano no interior de São Paulo. Assim, o time catarinense alcançaria o objetivo da temporada. Mas tem um detalhe. O Criciúma nunca garantiu acesso atuando fora do seu estádio, assim precisará quebrar um tabu para fazer a festa.

Criciúma fica no empate com o Ituano, atuando em casa, e não depende mais só de si para subir (Foto: Celso da Luz/CEC)

Nos quatro acessos conquistados pelo Criciúma, todos foram no Heriberto Hulse. Em 2002, no mata-mata da Série B onde somente os finalistas subiam, o tricolor garantiu o acesso vencendo o Santa Cruz/PE no Heriberto Hulse por 3 a 0 no confronto de volta. Depois, o time foi campeão em cima do Fortaleza.

Em 2006, quando o time subiu da Série C para a Série B, onde na última fase eram oito times e todos jogavam entre si em turno e returno, o tricolor garantiu a vaga na 11ª rodada após um empate em 2 a 2 com o Barueri, em casa. Mais a frente, o Tigre ficaria com o título da competição.

Em 2010, outra vez o Criciúma jogou para subir da terceira para a segunda divisão nacional. E em outra oportunidade a vaga veio dentro de casa após vencer o Macaé por 2 a 0 nas quartas de final depois de perder a ida por 3 a 2 no Rio de Janeiro.

No último acesso do clube, que foi em 2012 da Série B para a elite, a vaga veio na penúltima rodada e dentro de casa mais uma vez. O Tigre ficou no 0 a 0 com o Athlético e fez a festa com a sua torcida.

Como se observa, para conseguir a vaga para a Série B do ano que vem, o Criciúma precisará fazer algo que não conseguiu na sua história e agora terá que superar mais um obstáculo para evitar um 2022 ainda mais complicado, já que o time vai jogar a Série B do catarinense e fica fora da Copa do Brasil.

Com seis pontos e em terceiro lugar do Grupo C da terceira divisão nacional, o Criciúma precisa ganhar o Paysandu, em Belém, que já está eliminado, para chegar aos nove pontos e torcer para o Botafogo/PB, que soma oito, no máximo empatar o confronto com o Ituano, em Itu. Se o Tigre ganhar e o Belo empatar, os dois times terminam com nove pontos, mas com o tricolor ficando com um gol a mais de saldo, o que colocaria o a equipe de volta na Série B do Brasileiro. Os dois jogos acontecem no sábado, às 17h.

Janniter de Cordes

Por

Janniter de Cordes


Jornalista, 45 anos. Ao todo, são 28 anos de profissão dedicados ao jornalismo, principalmente na editoria de esportes como repórter e narrador. Soma passagens em várias rádios de SC como Eldorado, Bandeirantes, Guarujá e CBN Diário.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies