Henrique Santos: Figueirense inicia o ano como a 6ª força do futebol catarinense

31.12.2023

Henrique Santos: Figueirense inicia o ano como a 6ª força do futebol catarinense

Alvinegro hoje está atrás de Criciúma, Avaí, Brusque, Chapecoense e Hercílio Luz

Ainda nem encerramos 2023, mas dentro de três semanas começa o Campeonato Catarinense. A estreia do Figueirense ocorre no dia 20 de janeiro diante do Criciúma no Heriberto Hulse. Logo de cara, o alvinegro enfrenta o principal candidato ao título estadual. Caso confirme o favoritismo, o Tigre será bi-campeão, o que é bem possível haja vista estar na Série A, com elenco e comissão técnica mantidos, além da grande cota por figurar na elite nacional.

Os demais candidatos são Avaí, Brusque e Chapecoense, todos times de Série B. Em seguida, na minha opinião, vem o Hercílio Luz pelo seu projeto sólido mesmo mexendo na comissão técnica e no departamento de futebol.

E o Figueirense?

O alvinegro vive novos dias e, segundo as palavras dos próprios dirigentes, precisará evoluir bastante (dentro e fora de campo) para voltar a ser uma força em âmbito estadual e nacional. De acordo com o homem forte do futebol, Marco Aurélio Cunha, o projeto é a médio prazo, com o acesso para a Série B em dois ou três anos. Lógico que estamos falando de um esporte imprevisível, porém é praticamente impossível que o Figueirense vença o Catarinense. Aliás, se for pra escolher um foco, que seja a Série C. Lá sim, no 2º semestre, devem estar os esforços da diretoria, parceiros e do treinador (caso chegue até lá) João Burse.

Além do projeto de reconstrução, outro fator que pesa contra o Figueirense nesse estadual é que os principais adversários precisam formar seus elencos o quanto antes. A primeira janela de transferências fecha em março e só reabre em julho, logo, Criciúma, Avaí, Brusque e Chapecoense irão contratar ainda nesse começo de ano seus jogadores para o 1º do Campeonato Brasileiro. Os reforços rivais estão sendo anunciados dia após dia, muitos deles de qualidade reconhecida, já os nossos estão bem abaixo (jovens desconhecidos e ou gente que não deixou saudades em seus ex-clubes).

Na teoria, o Figueirense lutará por uma vaga entre os oito classificados, algo que não conseguiu (em campo) nos anos de 2022 e 2023. Vejamos na prática, lembrando que em temporadas anteriores o Camboriú (sem série) e o Brusque (na C) chegaram em finais. Talvez isso se repita com o alvinegro, mas, se for para escolher um alvo, que seja o acesso no Campeonato Brasileiro.

Henrique Santos

Por

Henrique Santos


Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.

Deixe seu comentário

7 respostas para “Henrique Santos: Figueirense inicia o ano como a 6ª força do futebol catarinense”

  1. José disse:

    Pelo andar da carruagem o que espera para o time do Estreito é a SÉRIE D nesse novo ano de 2024 .Time sem diretoria..dinheiro…treinador é jogadores mediocres quer o que heim .Aguardemos para ver o final !!!

  2. Carlos sincero disse:

    tu és um sem noção, seu flamenguista mistãob

  3. Marcelo disse:

    Mas que análise tendenciosa e sem noção, que papelão

  4. Leandro disse:

    Eu fico aqui pensando, seria realmente o nobre colunista torcedor e conselheiro do Figueirense?

  5. Arthur ventura disse:

    Natural que seja assim. Oclube vai precisar trabalhar bem pra retomar o posto de maior clube do Estado. Um mau passo dado pelo seu Conselho Deliiberativo levou a essa situação….

  6. Matheus disse:

    como que não conseguiu ficar entre os oito classificados nos últimos 2 anos?? 2022 se classificou em sétimo, e em 2023 em oitavo… Colocar o Figueirense atrás do Hercílio Luz é sacanagem, no mínimo tendencioso.

  7. Marcos Antônio Magro disse:

    Não sei como está a preparação do Figueira, mas faz bem lembrar que os times do Oeste tem feito grandes campeonatos, com destaque para o Galo do Oeste, que está montando uma grande estrutura e tem realizado apresentações de Série D, onde disputará este ano… Melhor comentar sobre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies