Henrique Santos: Exceto por Figueirense e Hercílio Luz, o ano termina com saldo positivo para o futebol de SC

27.11.2023

Henrique Santos: Exceto por Figueirense e Hercílio Luz, o ano termina com saldo positivo para o futebol de SC

Estado terá um time na Série A, três na B e um na C em 2024

Aos trancos e barrancos, o ano de 2023 terminou de forma positiva para o futebol de Santa Catarina. Na próxima temporada, nosso estado terá um representante na Série A (Criciúma), três na B (Avaí, Brusque e Chapecoense) e um na C (Figueirense). O saldo é bom haja vista que houve dois acessos e três permanências a duras penas.

Se o futebol ficou bem abaixo do desejado, o resultado final melhora o ranking de Santa Catarina no cenário brasileiro. Teoricamente, isso pode distribuir mais vagas, no futuro, na Copa do Brasil, além de impulsionar a qualidade do futebol no estado. Aqui, em 2024, estarão os principais times do país para enfrentar o Criciúma na Série A, bem como outros tantos clubes importantes que jogarão Séries B e C. É bom para todo mundo, mas poderia ser melhor.

Enquanto Avaí e Chapecoense escaparam na reta final de um descenso, o Figueirense foi salvo pelo goleiro Thiago Gonçalves da queda pra D. Na quarta divisão também está a outra decepção do futebol catarinense: o Hercílio Luz. Estruturado, bem organizado dentro e fora de campo, o clube de Tubarão foi eliminado precocemente no mata-mata da Série D e também caiu nas semifinais da Copa SC. De quebra, demitiu treinador e dirigente de futebol. O projeto sofreu um grande revés e mudará de rumo para a próxima temporada.

Já o Figueirense envergonhou novamente seu torcedor. Fracassou no estadual e quase caiu no Campeonato Brasileiro. Fora das quatro linhas, outra lástima. Houve pedido de pix, vaquinha, choro de dirigente, além de muitos erros no futebol (jogadores, treinadores, diretores, parceiros, enfim). Foi mais uma temporada ridícula, embora tenha ao menos garantido a permanência na terceira divisão. Em 2024, o alvinegro será o único catarinense na C já que o Brusque caiu e logo subiu, enquanto o Hercílio, Concórdia e Camboriú não subiram.

Por fim, o ano também terminou de forma positiva para o Marcílio Dias. No começo de 2023, chegou à segunda fase da Copa do Brasil e agora conquistou o bi-campeonato da Copa SC, garantindo a ida à Copa do Brasil do próximo ano, além de R$ 700 mil na conta.

Henrique Santos

Por

Henrique Santos


Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies