Henrique Santos: Em semana de boas notícias, Figueirense sofre mais um revés na sua imagem

04.04.2024

Henrique Santos: Em semana de boas notícias, Figueirense sofre mais um revés na sua imagem

Transferban por dívida junto ao CNRD é mais um arranhão no valor da marca Figueirense

O Figueirense iniciou a semana apresentando o goleiro Ruan Carneiro, divulgando treino aberto ao sócio (neste sábado às 09h) e propondo financiamento de dívidas aos torcedores inadimplentes. Pareciam dias tranquilos no Scarpelli até que uma “bomba” explodiu na noite desta quarta-feira.

Por uma dívida de R$ 150 mil junto à Câmara Nacional de Resolução de Disputadas (CNRD), o clube está impedido de inscrever jogadores por seis meses. O famoso Transferban ainda pode ser resolvido, caso o Figueirense quite a pendência até o próximo dia 08 de abril. Além disso, o clube tem até essa data para registrar as novas contratações visando a Série C: Ruan Carneiro, Samuel e Bruno Michel (este já no BID) por enquanto.

Dizem os dirigentes que o alvinegro tem esse dinheiro, mas por causa da Recuperação Judicial não pode priorizar credor. Sobre a parte jurídica, não posso opinar. No entanto, o clube sofre outro arranhão em sua imagem. Os constantes tropeços em campo e as péssimas notícias fora dele, diminuem ainda mais o “valor de mercado” do Figueirense.

A marca é subjetiva, mas pode ser aferida pelo patrimônio físico, histórico e de engajamento, leia-se estádio + CT, títulos, atletas e ex-atletas, além da torcida e seu poder de consumo. Por outro lado, este valor decai quando o time disputa divisões inferiores no cenário nacional, não chega às fases decisivas nos campeonatos locais e sequer classifica para a Copa do Brasil por anos seguidos. Outros problemas financeiros e administrativos (dívida crescente, atraso em salários e pagamento de fornecedores) minam a imagem que o Figueirense tem perante todos os envolvidos no futebol (torcida, empresários, jogadores, fornecedores, patrocinadores, imprensa, poder público e privado).

Como disse, acredito que o Figueirense resolverá o transferban logo, porém o arranhão ao seu valor de mercado foi bem forte. Isso tudo numa semana em que o clube realiza boas ações. Estas, no entanto, agora ficarão em segundo plano.

Foto: Eduardo Pauli/FFC

Henrique Santos

Por

Henrique Santos


Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.

Deixe seu comentário

3 respostas para “Henrique Santos: Em semana de boas notícias, Figueirense sofre mais um revés na sua imagem”

  1. Fernando Cardoso disse:

    eu sinceramente acho que eles tem que fechar as portas e desistir de disputar qualquer campeonato pois só fazem besteiras em cima de besteiras e ainda acho melhor e que eles aluguem o espaço para festas de outros clubes como por exemplo o BARRA.

  2. Ângelo Medeiros disse:

    Inegável o estrago na imagem, concordo. Porém, mais preocupante é deixarem de quitar uma dívida de R$ 150 mil ciente desta consequência. Ou o setor jurídico-administrativo dormiu de toca, ou o financeiro tá pior do que se possa imaginar ou o estrategista de plantão não soube avaliar os riscos. Qualquer uma das hipóteses só aumenta a preocupação da torcida. Quem sabe encontram um estagiário avaiano infiltrado na administração alvi-negra. Parece piada pronta.

  3. Hoffmann.alvinegro@gmail.com disse:

    por sete anos consecutivos, honramos o estado de SC. infelizmente, uma galera do interior do estado, resolveu aparecer na mídia. Bom, eis aí o resultado. Fosse esse um país sério, esses “estrangeiros” estariam cumprindo pena, ao invés de estarem ostentando nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies