Henrique Santos: Avaí e Figueirense não se cansam de dar vexames

15.11.2023

Henrique Santos: Avaí e Figueirense não se cansam de dar vexames

Futebol da Capital volta ao início dos anos 90 quando era apenas coadjuvante em SC

A derrota do Avaí, com time principal, para o Concórdia na semifinal da Copa SC, nesta quarta-feira, foi mais um capítulo vergonhoso nas últimas temporadas do futebol de Florianópolis. Antes disso, o Figueirense havia sido eliminado da competição estadual, pelo mesmo Concórdia, não conseguindo a classificação nem para a 2ª fase da copinha.

Foi também mais um vexame do outrora principal clube de Santa Catarina. Aliás, pós Série C 98 e início da era PPP, em 99, Avaí e Figueirense dominaram o cenário catarinense. Foram campeões de grande parte dos estaduais por duas décadas, fizeram bonito em Séries B e A, Copa do Brasil, Sul-Americana. Hoje, são coadjuvantes no estadual e até na Copa SC. Soa, no mínimo, como vergonhoso.

Enquanto o Figueirense é uma lástima dentro e fora de campo há alguns anos, o Avaí faz um papelão desde 2021. Hoje, vemos a “festa do interior” e celebramos as permanências, num sufoco desgraçado, nas séries B e C do brasileiro enquanto Brusque e Criciúma, com menos dinheiro e estrutura, avançam.

Nasci no fim dos anos 80 e na minha infância, presenciei a hegemonia do Criciúma. No fim dos anos 90, Avaí e Figueirense cresceram e dominaram o cenário estadual. Como citei acima, ambos venceram boa parte dos campeonatos catarinenses (Figueirense 99, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2014, 2015 e 2018 / Avaí 2009, 2010, 2019 e 2021), mas têm retomado o papel de coadjuvantes com fracas campanhas nos estaduais e vexames até mesmo na Copa SC.

De fora, vejo que o maior problema do Figueirense é a falta de gestão (dentro e fora do futebol); enquanto do Avaí, a falta de compreensão do que o clube representa. Se os jogadores alvinegros são ruins pela falta de grana e de relacionamento; os azulinos me parecem descompromissados.

Por fim, desejo que Avaí, Figueirense, imprensa, poderes público e privado se reúnam e busquem pontos para reerguer a dupla. Perdem todos nessa “várzea” em que vivemos no nosso futebol. As crianças já não mais torcem por nossos times. Os clubes agregam a cada dia menos valor e despertam pouco interesse da comunidade local. Quando contratam profissionais, atrasam salários ou não pagam. Arrecadam cada vez menos, ou seja, essa quantidade enorme de vexames recentes é ruim para todos quer sejam torcedores de Avaí e Figueirense ou deixem de ganhar direta e indiretamente com tantos fracassos.

Henrique Santos

Por

Henrique Santos


Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.

Deixe seu comentário

5 respostas para “Henrique Santos: Avaí e Figueirense não se cansam de dar vexames”

  1. Walter Roque Teixeira disse:

    Henrique – a soberba é grande na capital – se unisse os dois, dava um mais ou menos …

    • Douglas Mello disse:

      Falar que o Avaí e Figueirense tem melhor estrutura e dinheiro que o Criciúma é pra acaba!! Antes de passar qualquer informar adiante pesquise a realidade!

  2. Alexandre Silveira da Silva disse:

    bom dia , tanto Avai como figueirense , são dois times fracos de diretorias fracas e omissa tanto para com o club como para com a torcida.
    Em começo de temporada e sempre a mesma ladainha que vai fazer time forte competitivo e quando se ver em campa é um monte de perna de pau que tenho minhas duvidas se um dia ja jogaram futebol , porque chutar bola até uma criança chuta.
    Falta de profissionalismo e competência para com a torcida e a instituição e sempre o mesmo vexame começa ano e termina ano só brigando para não cair.
    Os times de santa Catarina, sempre servem de chacota, pois nunca brigam por nada.
    Sem contar as diretorias que só afundam mais e mais os clubes.
    Avai ,figueirense , chapecoense , criciuma nunca vão subir no cenário do futebol brasileiro.
    O criciuma foi campeão da copa do brasil e foi uma decadência a frente.
    A chapecoense ganhou um titulo da sul-americana e foi outra decadência a frente.
    Titulos de expressão ,que os clubes não valorizaram que trouxe a decadência.
    O joinville campeã de série C , B e hoje mau existe no catarinense , falta amor a camisa e competência para jogadores e diretorias.
    Sou avaiano mais quarta me deu nojo de ver o Avai jogar time fraco horrível melhor dizendo que levou um banho de bola do concórdia , não menosprezando o time .
    Mais um Avai com maior competência financeira e que tem jogadores como cortez,Poveda,bastos entre outros que disseram que este centenário do avai ia ter muitas alegrias e não ganha nem uma copa sc.
    Isso e uma vergonha , se aposenta e para de jogar futebol que fica mais bonito.
    Em fim ! tem que mudar muita coisa.
    abraço e Deus abençoe a todos.

  3. Tito disse:

    Parabéns ao colunista, falou tudo do futebol da capital…vergonha na cara dos jogadores e diretoria. Tirando o Criciúma, figueira, avai e Chapecó , jogadores sem o mínimo compromisso, sem garra, sem vontade. nem aí pro clube é torcida, perder. empate é o mesmo que vencer. Não honram a camisa do clube que no passado teve muitas vitórias. Só pensam na grana e festa e se atrasa o pagto reclamam e nada produzem pro clube…

  4. Benhur Fernandes disse:

    Avaí e figueirense tem mais dinheiro e estrutura que o criciuma kkkkk, o figueirense pede pix para torcida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies