Henrique Santos: A Copa do Brasil é emblemática para a história do Figueirense

20.11.2023

Henrique Santos: A Copa do Brasil é emblemática para a história do Figueirense

Alvinegro segue fora da competição nacional pelo segundo ano consecutivo

Em 2024, assim como acontecera neste ano, o Figueirense está fora da Copa do Brasil. Como não conseguiu alcançar às finais do estadual nem vencer a Copa SC, de novo, o alvinegro não disputará o torneio no qual foi vice em 2007. Talvez esta edição seja a mais lembrada pela torcida, porém a história recente do clube passa por diversas vitórias e derrotas na competição nacional.

A estreia aconteceu em 1995, quando foi eliminado pelo Juventude, perdendo aqui e lá. A vaga veio após o título catarinense de 1994, naquela final épica diante do Criciúma. Em seguida, jogou novamente a Copa do Brasil em 1997, eliminado logo de cara pelo Santos. Na época, o Figueirense conseguiu a vaga ao derrotar a Chapecoense, numa batalha campal em Chapecó, entre os campeões estadual e o da Copa SC.

Assim como a final de 2007, a Copa do Brasil de 1999 é um marco para a história do alvinegro. Foi ali o início da “Era PPP”. No duelo diante do Avaí, perdendo o jogo de ida no Scarpelli (1×2) e eliminado na volta na Ressacada, o Figueirense dava seus primeiros passos rumo ao profissionalismo. Enquanto o rival era o campeão brasileiro da Série C, o alvinegro almejava sair da quase falência para ser protagonista em Santa Catarina e figurar entre os grandes no cenário nacional. Naquele dia, vestiu pela primeira vez o uniforme da Umbro, fornecedora internacional. Jogadores do eixo Rio-SP estrearam e o Scarpelli ficou lotado após anos.

Já na consolidado na Série A, o Figueirense eliminou o Corinthians, em 2005, nos pênaltis. Chegou ao vice-campeonato em 2007 e teve outro grande momento em 2015 quando eliminou o Avaí, vencendo o rival por 2 x 0, numa grande noite do treinador Argel Fuchs que escalou o lateral-esquerdo Marquinhos Pedroso no meio, sendo ele o melhor do Clássico e ainda autor de gol. Ainda em 2015, o Figueirense eliminou Atlético-MG e Botafogo, parando nas quartas-de-final para o Santos.

A última Copa do Brasil que merece destaque foi a de 2022. O alvinegro já na Série C enfrentou de igual para igual o Cuiabá, time de Série A, sendo eliminado somente na disputa de pênaltis. Dali em diante, restou apenas a lembrança e as saudades!

Foto: Cristiano Andujar / FFC

Henrique Santos

Por

Henrique Santos


Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies