[Vídeo] Camila Pasin: a importância da odontologia no esporte

27.01.2021

[Vídeo] Camila Pasin: a importância da odontologia no esporte

Considerando que estamos passando por um período extremamente atípico, onde se destacou ainda mais a importância de uma boa saúde geral, é importante destacar que o cuidado com a saúde bucal tem um papel importante não apenas aos atletas de alto rendimento, mas sim a todos; inclusive aqueles que, através do exercício físico, buscam amenizar complicações decorrentes de doenças, como, por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, etc.

Entre os objetivos da Odontologia do esporte podemos destacar a garantia da saúde bucal do atleta, detectando fatores prejudiciais a ele, como respiração bucal, disfunções na articulação temporomandibular (DTM), doença periodontal1, má oclusão2, perdas dentárias, traumas, tanto dentários como faciais e, consequentemente, possíveis episódios de dor, que podem restringir a alimentação, prejudicar o repouso, reduzir o desempenho nos treinamentos, diminuição do rendimento ou até mesmo o afastamento do atleta dos treinamentos e competições.

Um dado relevante é que quando um atleta apresenta problemas bucais, ele leva até duas vezes mais tempo para se recuperar de lesões físicas, pois o sistema imunológico do atleta fica dividido no combate à lesão presente na boca e a física. Com uma saúde bucal adequada o organismo do atleta funcionará melhor e com mais desempenho, uma vez que a condição bucal tem repercussões a todo organismo.

Tanto para atletas de alto rendimento como os amadores e a população em geral, a indicação é fazer uma consulta odontológica e, partir daí, o dentista conseguirá determinar os prazos para retorno e, assim, evitar problemas maiores, facilitando o diagnóstico, tratamento e, o principal, a prevenção.

1 – A doença periodontal afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente

– Quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, podendo prejudicar o desenvolvimento ósseo da face e das articulações temporomandibulares (ATM)

Referências:

Cortelli JR, Nascimento LFC. Periodontia médica: um novo paradigma para cardiologistas e cirurgiões-dentistas. In: Santos E, editor. Cardiologia e odontologia. São Paulo; 2007.

Reinhel AF, Scherma AP, Peralta FS, Palma ICR. Saúde bucal e performance física de atletas. ClipeOdonto 2015; 7(1):45-56.

Camila Pasin

Por

Camila Pasin


A Drª Camila Redin Pasin é graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Ortopedia dos Maxilares e Ortodontia. É sócia proprietária da AMMÊ Odontologia Especializada e apaixonada pela sua área de atuação! 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies

x

Ouça a Rádio

botão play