Memória: Adairton, o ex-jogador profissional de destaque, que nunca escondeu a sua paixão pelo América de Barreiros

11.07.2024

Memória: Adairton, o ex-jogador profissional de destaque, que nunca escondeu a sua paixão pelo América de Barreiros

Conheça a história de um craque da bola que sempre declarava o seu amor para um time do futebol amador da nossa região

O ex-zagueiro Adairton foi um craque da bola. Marcador implacável, recebeu fortes elogios de nada mais, nada menos do que do Rei Pelé, na época em que atuava pelo São Paulo. O que jogava de bola o Adairton, que nasceu em Florianópolis em 07/04/1948 e faleceu em 27/02/ 2007, também pecava pela indisciplina fora de campo. Do time paulista foi dispensado após inventar mortes da família para viajar de São Paulo para a sua terra para ficar com os amigos. Até que essa sua trama foi descoberta por um dirigente do tricolor e a “casa caiu”.

Outro fato interessante ocorreu em outubro de 1974. Adairton se desentendeu com o Lauro Búrigo, então treinador do Figueirense. Matéria do jornal O Estado da época relata que Adairton deu um chute na barriga do professor, ao ser cobrado “para ter mais disciplina”. O zagueiro, é claro, foi afastado e teve seu passe colocado à venda. É aí nesse momento, que os leitores do jornal descobrem a paixão do Adairton pelo América de Barreiros. Era no campo “quase todo careca” que o craque ia treinar para manter o seu preparo físico. “Lá no América estou sendo melhor tratado do que no Figueirense”, dizia o indignado atleta.

Adairton sempre era rodeado pelas crianças de Barreiros nos seus treinamentos. Matéria do jornal O Estado de 16 de outubro de 1974, informava que almoços eram oferecidos para o atleta, que sempre fazia questão de afirmar para a imprensa esportiva local que o América era a sua paixão, a sua verdadeira casa. E olha que estamos falando de um jogador que atuou na dupla da Capital, Avaí e Figueirense, São Paulo, Coritiba e Metropol (extinto clube vencedor de Criciúma).

Não foi por acaso, depois que o Adairton pendurou as chuteiras, ele e o seu filho foram atletas do América de Barreiros, conquistando títulos e o coração da torcida americana. Adairton Martins dos Santos, que foi elogiado pelo Pelé, se sentia mesmo feliz e realizado, vestindo a camisa de um time de futebol amador de São José. Ah, o futebol e suas histórias….

No América de Barreiros, ao lado do Cola: em casa entre os amigos.
Zagueiro de destaque na dupla Avaí e Figueirense.

Adairton era a alegria da criançada do América de Barreiros. No futuro, muitos desses ai da foto iriam jogar pelo clube, alguns ao lado do próprio Adairton.

Fabio Machado

Por

Fabio Machado


Fabio Machado é comentarista do Marcou no Esporte Debate. O jornalista tem passagens por vários veículos de imprensa na Grande Florianópolis. Aqui neste espaço, vou falar sobre Avaí, Figueirense, Futebol amador e o que der na telha.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies