Mário Medaglia: Devagar com o andor

18.09.2021

Mário Medaglia: Devagar com o andor

O público voltou aos estádios catarinenses na abertura da Copa Santa Catarina, e vai voltar também na série B, a partir da rodada que começa neste domingo, com Vasco x Cruzeiro, por decisão da CBF na última sexta-feira. Mas sejamos cuidadosos ao saudar a mudança de hábito no futebol deste futebolístico país.

Foi apenas o começo e na Copinha, como é chamada, não havia muito apelo para a ocupação das arquibancadas, apesar de o título valer vaga na Copa do Brasil 2022. Menos para o Avaí, garantido como campeão estadual. No Orlando Scarpelli, 218 corajosos torcedores passaram pelos portões se aventurando na noite fria da quarta-feira para ver a boa vitória por 3 a 2 do Figueirense sobre o Juventus.

No Heriberto Hulse houve um pouco mais de entusiasmo, talvez pela motivação com a possibilidade maior de o Criciúma passar à próxima fase da serie C. 470 esperançosos foram ver a má estreia do Tigre na Copa do Brasil, com derrota por 2 a 0 para o Hercílio Luz.

Corta, vamos para o Maracanã, onde o Flamengo derrotou de novo o Grêmio. Desta vez foi só 2 a 0, sem a pressão que os gremistas temiam viesse da arquibancada. Dos 24 mil ingressos disponibilizados, somente 6.400 torcedores – muitos sem máscara – compraram a ideia egoísta dos dirigentes rubro-negros. Foi um nada para a imensidão daquele estádio, mas uma traição para os outros 19 parceiros da série A, pois domingo, também haveria torcida na repetição do confronto no Rio pelo Brasileirão. O Cruzeiro, outro traíra, fez o mesmo na série B.

Felizmente o vice do STJD, Felipe Bevilacqua, derrubou a liminar concedida por este tribunal, que dava sustentação à barra forçada pelo clube carioca. Fica tudo como dantes, ou seja, neca de torcida na elite. Com tantas ações individualistas contra o pleito de tratamento isonômico, não se sabe até quando o Flamengo será chamado de “o mais querido”. Esse tipo de comportamento serve é para acirrar rivalidades que passaram das quatro linhas para os gabinetes.

De volta à aldeia, é apressada qualquer análise, para o bem ou para o mal, neste início de caminhada rumo à “normalidade”. O Avaí já se prepara para a volta da torcida azurra à Ressacada na terça-feira, 19 horas, contra o Goiás.. A recém iniciada Copa Santa Catarina não é mais, isoladamente, a competição teste, como os outros jogos das divisões inferiores do futebol catarinense.

Com a decisão da CBF para a série B a experiência será muito ampliada. De qualquer forma, eu gostaria que o bom senso iluminasse a mente das autoridades sanitárias, dos cartolas, e igualmente do torcedor. Como isso é difícil, vamos em frente em atendimento às novas determinações. Mas galera, por favor, devagar com o andor porque, nesse caso, o perigo não é derrubar o santo. Corrermos o risco de novo cartão vermelho para o torcedor, e de afetar a saúde de milhares de brasileiros.

Reunião do conselho técnico da Série B do Campeonato Brasileiro
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Clique e leia mais textos de Mário Medaglia

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies