Marcos Aurélio de Ávila: Zagallo, o Mito e seus 90 anos

24.08.2021

Marcos Aurélio de Ávila: Zagallo, o Mito e seus 90 anos

O velho lobo chegou aos 90 anos, o único tetracampeão no mundo como atleta, treinador e coordenador em uma seleção de futebol

Mario Jorge Lobo Zagallo merece todas as homenagens. Nosso país com sua cultura de esquecer os seus ídolos ou dar moral para estrangeiros, ainda deve muito a este homem que tinha um amor a camisa amarela da seleção e um patriotismo e uma força psicológica muito grande.                                                 

Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e jantar com o mesmo após o jogo das faixas onde fui campeão catarinense pelo Figueirense em 1999. Sentar com o mito, conversar e ter amigos em comum como foi o caso de Moraci Sant’anna, o preparador físico do tetra, meu amigo pessoal e que escrevi livro junto sobre preparação física de futebol.                       

Os feitos de Zagallo devem ser lembrados às futuras e atuais gerações pois seu conhecimento técnico tático e de vestiário são inúmeros .                                                                     

Zagallo praticamente criou o sistema de jogo 4-3-3 quando jogando como ponta esquerda, recuava sem bola marcando. Seu apelido era formiguinha pelo seu esforço coletivo.                           

Em 1994 no tetracampeonato ele era o conselheiro de Parreira na função de coordenador técnico, e os atletas viam nele o vencedor, o senhor com história e serviços prestados ao Brasil e seleção brasileira.                         

Em 1970 como técnico soube administrar o ego, a vaidade de uma seleção de craques como Pelé, Rivelino, Gerson, Tostão e tantas outras feras da bola e o objetivo foi alcançado com o tricampeonato.                                     

O Brasil de hoje precisava de muitos Zagallos em todas as áreas, aí sim seríamos a nação dos sonhos!

Clique e leia mais textos desta coluna

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies