18.05.2022
No domingo, 11h, o Figueirense colocou cerca de 5 mil pessoas no Scarpelli para o jogo diante do Aparecidense. O número de torcedores poderia ser maior? Claro! Além do aspecto dentro de campo, outras ações poderiam facilitar a presença do público no estádio.
Aí, recordo uma conversa que tive no sábado, véspera da partida do alvinegro, com uma amiga. Ela, avaiana, é namorada de um alvinegro. Ambos, pouco ligam para o futebol e seus times. Ela, no entanto, é mais “torcedora/consumidora” do que ele. Dito isto, conversávamos sobre o evento “Fan Fest” que o Avaí realiza antes dos jogos na Ressacada com food trucks, bebida, música, etc. Como pano de fundo, o jogo com ingressos promocionais (também praticados no Scarpelli).
Ainda na nossa conversa, citávamos a festa, o clima pré-jogo e tudo o que envolve o extra-campo a quem não é tão viciado no futebol. A mobilização, o entorno são capazes de atrair torcedores, espectadores ou até mesmo aqueles que só “vão ao estádio para curtir a festa”.
Aí pego o tweet de um amigo, lá de Imbituba, sobre todo o espetáculo que envolve o esporte ao redor do mundo, em especial nos Estados Unidos. “Americano faz isso há 30 anos. Esporte tem que olhar como entretenimento. Às vezes, o cara nem torce ou gosta, mas vai pra comer um pastel e tomar um chopp. Do nada, tá dentro do campo”, escreveu meu xará Henrique Melo @henriquefmelo.
Logicamente não foi o Avaí quem criou essa Fan Fest (o próprio Avaí fez isso em 2009 na Ressacada), mas se cabe uma sugestão desse cronista alvinegro, que o Figueirense organize um “pré-jogo” aos seus espectadores ao redor ou mesmo dentro do Scarpelli. Hoje, somente grupos de redes sociais organizam encontros antes das partidas, a chamada reunião da “FigueiraTT”. O Figueirense pode e merece mais. Mobilização já!
Foto: MeuFigueira
Por
Henrique Santos
Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.
Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies
Excelentes observações Henrique. Sucesso na coluna.
Parabéns… sucesso
Bom dia.
Boa Henrique, com certeza isso vai contribuir para aumentar ainda mais os torcedores no Majestoso Scarpelli.
Sucesso e abraço.