Henrique Santos: Figueirense briga pelo acesso na Série C, mas tem fortes concorrentes do Paraná, São Paulo e Nordeste

10.04.2025

Henrique Santos: Figueirense briga pelo acesso na Série C, mas tem fortes concorrentes do Paraná, São Paulo e Nordeste

Principais adversários são SAFs e clubes tradicionais

No próximo sábado, 12/04, o Figueirense começa sua trajetória no Campeonato Brasileiro. Teoricamente, será a Série C mais disputada dos últimos anos. Além do alvinegro, a qual acredito ser um dos postulantes ao acesso, no mínimo mais nove clubes brigam pelas oito vagas nos dois quadrangulares decisivos.

Equipes tradicionais, de camisa, SAFs, torcida, organização, etc. Serão adversários bem complicados para avançar de fase e especialmente se quiser subir à Série B.

Diferente dos anos anteriores, o Figueirense parece ter um time forte e elenco mais robusto. Em relação ao Catarinense, vieram um goleiro, um zagueiro, um volante e um atacante. Se o recorte for ainda maior, ou seja, de antes do mata-mata contra o Avaí no Catarinense, é possível incluir os atacantes Wellington Nem e Felipe Augusto, bem como os volantes Flávio e Breno. Teoricamente, ainda busca-se um zagueiro e um meia para suprir as saídas de Camilo e Matheus Alves.

Principais concorrentes

  • SAFs do Paraná: Maringá e Londrina. Ambos estruturados e com gestões empresariais. O Maringá chegou à final do Paranaense, enquanto o Londrina tem em seu comitê gestor o ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.
  • Interior de São Paulo: São Bernardo, Ponte Preta e Guarani são clubes de maior poderio financeiro e podem angariar bons reforços, especialmente na reta final. Os dois de Campinas possuem tradição e torcida.
  • Nordestinos: Náutico e Botafogo têm torcida, camisa e tradição, algo que pesa na Série C. Já o Retrô, atual vice-campeão pernambucano, é daquelas SAFs organizadas e que vêm galgando espaço no futebol brasileiro.

Cabe ressaltar o fato de Retrô, Náutico, Maringá, Botafogo, que coloco entre os favoritos às oito vagas, além de CSA, Brusque e Aparecidense, que acho que não classificam na C, seguem na 3a fase da Copa do Brasil. Assim terão mais dinheiro pra melhorar os times e investir na reta final.

Enfim, a Série C promete uma disputa equilibrada e forte rumo à segunda divisão nacional. Resta ao Figueirense se organizar para, depois de cinco anos, deixar a terceirona!

Henrique Santos

Por

Henrique Santos


Jornalista, administrador, especialista em gestão do esporte, blogueiro, assessor de imprensa. Apaixonado por futebol e carnaval. Como editor do jornal Alvinegro e do site MeuFigueira, blogueiro da ESPN FC, comentarista do podcast Clássico em Debate, busquei, desde 2009, carregar essa paixão pelo Figueirense com a razão que um jornalista precisa ter.

Deixe seu comentário

2 respostas para “Henrique Santos: Figueirense briga pelo acesso na Série C, mas tem fortes concorrentes do Paraná, São Paulo e Nordeste”

  1. Helcio José Nunes disse:

    Boa tarde,acho sua opinião muito relevante,uma tarefa difícil subir para série B mas vamos acreditar.

  2. João Lídio Sprada disse:

    O Clube do Estreito não sobe. O plantel é muito fraco. Vai começar perdendo para a Ponte. Todos estão lembrados da goleada que o do Estreito levou da Ponte. Hoje o mais vezes campeão do Estado vai jogar contra o CUIABÁ, boa sorte Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies