11.08.2021
Os cuidados com a coluna vertebral são sempre preocupantes pois é estrutura do nosso corpo responsável por suportar o peso; a proteger a medula espinhal e seus nervos; a promoção de maior flexibilidade ao corpo e também o papel fundamental na locomoção e na postura.
A coluna vertebral é constituída por uma série de ossos, chamados de vértebras. Esse grande conjunto de vértebras é segregado em quatro regiões, são elas: coluna cervical, torácica, lombar e sacral.
Para que tenhamos estabilidade e melhor distribuição de carga, a coluna possui curvaturas fisiológicas, esperadas para o bom funcionamento do corpo.
De perfil, teremos as curvaturas convexas na coluna cervical e lombar, e curvaturas côncavas na torácica. No caso de curvatura acima da angulação desejada, dizemos que existem a hiperlordose ou hipercifose, caso contrário, podemos ter as retificações da coluna.
Já na visão frontal ou posterior, o ideal é a coluna estar retinha como um fio de prumo, e quando isto não ocorre temos a escoliose.
A fisioterapia evoluiu e hoje possuímos técnicas embasadas que podem lhe ajudar quando existem algum comprometimento destas curvaturas.
E aqui no vídeo um exercício para a coluna cervical, bem indicado para as pessoas que ficam muito tempo com a cabeça abaixada, ou seja, todos nós hoje em dia!
Lembrando sempre que a consulta com especialista médico e fisioterapeuta é primordial.
Clique aqui e leia mais textos da fisioterapeuta Andreza Garrett
Por
Andreza Garrett
É fisioterapeuta formada na Udesc, pós-graduada em Ortopedia e em Osteopatia Clínica. Possui formação em RPG, podoposturologia, Mackenzie, Biomecânica Cranio cervical e da Articulação Temporomandibular. 20 anos de experiência em fisioterapia clínica e esportiva, e acredita na abordagem de tratamento biopsicossocial e multidisciplinar.
Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privavidade e nossa política de cookies
Ouça a Rádio
Obrigado